João Freitas - Shemaiqel

A minha foto
Funchal, Portugal
São apenas alguns desabafos, tudo escrito por mim, TUDO! São livres de copiar para o que quer que seja. Agradeço também quem os comentar. Obrigado

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

PAI?

"Sabes? Um dia a força a acaba, podes um dia ter sido forte e ágil mas um dia tudo acaba. E tu viveste pensando que eras imortal, que mandarias nos outros a vida inteira e que no fim, eles iam estar de pé a aplaudir esse comportamento. Ninguém manda a ninguém e tu nunca mandaste em ninguém apesar de pensares que mandas em toda a gente, aliás... tu nunca foste pai, foste um rapazinho que nunca faltou com o comer para casa. Mas um pai não maltrata a mãe dos seus filhos, um pai traz também felicidade para casa e tu nunca a trouxeste. Tu nunca foste ninguém, nunca subiste um degrau que fosse na vida e se eu te perguntar o que conseguiste na vida só me podes responder uma coisa: conseguiste encontrar uma mulher que não te merecia, a melhor mãe de todas. Tu não sabes o que é subir na vida, agora se te perguntar o que é descer aí tu sabe-la toda, aí compreendo que nunca te supere, porque o que já desceste ninguém descerá. Os pais ensinam os filhos e aprendem com eles e tu só aprendeste, falhaste no ensino, falhaste em tudo. Tivemos que andar com pais emprestados. Não que a minha mãe tenha estado com outros homens, nunca esteve, mas tivemos os pais emprestados de sempre. Os nossos tios e tias. Eu tinha um primo na minha turma, infelizmente o pai dele faleceu quando ele era novo e quando a professora dizia para fazer um trabalho para o Pai, eu olhava para ele e via-o triste. Eu não perguntava o que era porque eu sabia. Mas chegava ao pé dele e dizia que eu também era como se não tivesse pai, era como se fosse só a mãe. Eu cresci me alimentando com o que ele trazia para casa, mas as lições, os ensinamentos, os conselhos vieram todos da minha mãe, dos meus tios e professores. As professoras por hábito diziam que eu era especial e sabes porquê? Porque sabiam que no fundo eu passava por muito em casa, eu via muita coisa em casa e mesmo assim tinha força de chegar à escola a sorrir. Às vezes as pessoas diziam que eu tinha a mania e que me achava melhor que os outros e não era, apenas me defendia dos outros assim. Era a maneira de ninguém me atingir, foi a forma que arranjei de fingir que era dono e senhor da minha felicidade. Muitos dizem que eu nunca vali nada, que fui falso e interesseiro... não fui. Era brincalhão, brincava com tudo para me esquecer do resto. Fora brincava com tudo e em casa chorava com tudo. Claro que eu não quiz esta vida, mas foi esta vida que Deus me deu e eu não vou desistir dela. Eu não desejei esta vida para as minhas irmãs e a minha mãe, mas se assim foi... eu nunca as abandonarei."

5 comentários:

  1. Sem dúvida um lindo texto! Gostei do que li, pois não desistes da tua vida, mesmo com grandes espinhos, sempre lutas-te pela vida, sem tirar um sorriso da cara. És um lutador, como tu, poucos existem.

    ResponderEliminar
  2. És grande! Continua com essa força!

    ResponderEliminar
  3. Simboliza tudo o qe passei na vida , tudo mesmo , irmãos , pais so qe ha uma pequena diferença , o meu pai era o meu herói ate qe vi o o qe ele realmente era ai tudo caiu , as lembranças ficaram na duvida se eram mesmo reais ..

    ResponderEliminar
  4. Simboliza tudo o qe passei na vida , tudo mesmo , irmãos , pais so qe ha uma pequena diferença , o meu pai era o meu herói ate qe vi o o qe ele realmente era ai tudo caiu , as lembranças ficaram na duvida se eram mesmo reais ..

    ResponderEliminar
  5. Tão tocante que trouxe as minhas lágrimas ao rubro! És incrivel, João. Alias sempre o foste, nunca duvidei disso apesar de o ter deixado de demosntrar. E hoje em dia sinto a falta de muitas palavras tuas, hoje em dia ainda sinto na pele o arrependimento de nao ter demosntrado mais que sempre achei-te uma das pessoas mais incrivel que alguma vez conheci! Devo-te muito pelo simples facto de num passado teres feito parte da minha vida e de uma maneira ou de outra teres despertado em mim uma razao ligivel de enfrentar o mundo! Nao desistas de ti, dos teus, e acima de tudo... Se sempre a pessoa incrivel que és! :)

    ResponderEliminar